Alimentação em Equilíbrio com os Planetas

set 11, 2014 | por Robby Ares |

artigo-alimentacao-planetas

Por Shirley Aiko Fonseca – Terapeuta holística do Instituto Ave Lux

Existem várias teorias para uma alimentação saudável. Muitas são as dietas que entram e saem de moda e que levantam controvérsias, mas uma coisa é certa: equilíbrio é a melhor das dicas. Claro que algumas orientações podem ser muito úteis no dia a dia, evitando radicalismos e, de preferência, com a orientação de um nutricionista.

Hoje, irei apresentar a vocês uma teoria milenar para quem busca alimentação equilibrada e saudável, a alimentação astral. A prática tem base em ensinamentos essênicos, membros de uma seita judaica que existiu na Palestina, no Oriente Médio, entre os séculos II a.C. e I d.C.

Os essênios tinham uma alimentação equilibrada e uma vida repleta de crenças nas forças astrais que acreditavam reger a natureza. Na visão deles, cada tipo de alimento, especialmente as árvores e suas partes (semente, raiz, caule, folhas, frutos, flores) eram relacionadas com um dos cinco planetas (Mercúrio, Saturno, Marte, Vênus, Júpiter e a Lua). Os corpos celestes eram considerados sagrados por essa cultura, portanto, bastaria ingerir, semanalmente, um pouco de cada uma dessas energias para que o equilíbrio de nossas palavras, pensamentos, sentimentos e atitudes diárias fossem mais harmônicos.

Hoje, sabemos que o que comemos está muito além do visual e do sabor, e que por meio dos alimentos, podemos atrair resultados específicos. Por exemplo, uma pessoa com desânimo deveria comer caules, que têm energia e força. Quem precisa de ideias novas, por exemplo, deveria comer sementes. Mas também é necessário evitar comer aquilo que não é preciso. Pessoas práticas e organizadas gostam de comer raízes, mas deveriam evitar comer em excesso, pois isso aumenta ainda mais este tipo de energia, levando o indivíduo ao extremo, o que é ruim. O ideal, como falamos, é equilibrar tudo em nossas vidas.

Portanto, que tal, aplicar um pouco desses conceitos, comendo um tipo de “árvore” por semana? Confira algumas dicas:

semestesSEMENTES
Dentro de uma semente já existe o potencial de desenvolver uma árvore. As sementes estão relacionadas com o planeta Mercúrio, que regem as novas ideias, estimulam o sonhar, os pensamentos, a comunicação e o conhecimento. Para quem deseja alcançar esses objetivos é recomendável comer amendoim, feijão, soja, ervilha seca, lentilha, grão-de-bico, etc.

 

cenouraRAÍZ DE ÁRVORE
Para quem busca firmeza nas atitudes, consolidação, força, estrutura, responsabilidade, organização e prática é necessário ingerir alimentos como a mandioca, cenoura e beterraba. A energia desses alimentos é proveniente de Saturno.

 


palmito

TRONCOS E CAULES
Subordinado à Marte, o palmito, o aspargo e o salsão (aipo) são fundamentais para estimular a força, a ação e a virilidade no cotidiano.

 

 

brocolisFRUTOS
Os frutos como laranja, maçã, uva e pera, carregam o desejo de expansão, o otimismo, a esperança e a abundância, que é conduzida pela generosa energia do planeta Júpiter.

 

 

alfaceFOLHAS
Por fim, as folhas do alface, agrião e da acelga, são subordinados à Lua, que trabalha nosso lado emocional, nos remete à reflexão, equilibra o nosso humor, a receptividade e nossa capacidade de cuidar.

 

 

———
Matéria publicada no site “Horóscopo Virtual” do UOL